Curadoria, curso teórico e prático

 Conteúdo programático básico para o curso

 

• A “Era dos Curadores”: Curadoria e exposições temporárias. Em que consiste um Projeto Curatorial – modelos de curadoria. O Curador Independente, origens, funções, formação e o papel desse tipo de curador. As mostras de arte individuais, coletivas, projetos, o modelo Salão, o modelo Bienal.

 

Curadoria e Museu. Histórico, atribuições, funções e responsabilidades do Curador de Acervo. Organismos nacionais e internacionais de curadores, ética profissional. Exposições de Acervo: as mostras “permanentes” versus temporárias, política curatorial, pesquisa. Política de aquisição (compra, empréstimo, doações), Comissões de Acervo, política de publicações/boletins. Os “pacotes” – as exposições externas ao museu, como avaliar essas iniciativas;

 

Aspectos práticos e legais da arte como profissão, do conhecimento dos pressupostos legais e/ou éticos das profissões envolvidas (marchand, galerista, restaurador, museólogo, arquiteto, etc.), com o artista e com as coleções de arte. Enfoque específico em Direitos Autorais e Artes Plásticas. A reprodução de obras de arte por museus, limites, questões éticas e legais. Modelos jurídicos de instituição museológica, Associações de Amigos;

 

• O Mercado de Arte. No que consiste, histórico do mercado de arte no Brasil e RS. A expertise, as autenticações, fraudes, falsificações. Diferenças entre galerista, marchand, negociante de arte, leiloeiro, etc.

 

• Sobre conservação da arte (enfoques teóricos), com ênfase nos problemas de conservação da arte contemporânea;

 

Museologia e Museografia. A gestão dos museus, Diagnóstico Museológico, Plano Museológico, Expografia, etc. Instituições e seus papéis, IBRAM, ICOM, MinC, Editais, etc. Organismos envolvidos e análogos, como  o IPHAN e ICOMOS.

 

Projetos Educativos em museus de arte. Conceitos, enfoques e história dos projetos pedagógicos em exposições de arte.

 

curso de Curadoria — história, teoria e prática

 

 

Maiores informações sobre a seleção dos participantes

 

http://atelierlivre.wordpress.com/

 

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

 

Álbum de imagens de algumas exposições curadas pelo ministrante e outros projetos:

http://www.flickr.com/photos/armoryshow/sets/

 

A Galeria Duque – Espaço Cultural é um dos novos espaços para a arte em Porto Alegre, se consolidando com importantes mostras, como a retrospectiva de Danúbio Gonçalves em 2013.

http://www.galeriaespacoculturalduque.com.br/

 

O Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre é uma escola de arte criada em 1961 pela Prefeitura de Porto Alegre e ocupa dois pisos, com diversas instalações e oficinas, no Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre.

Tags: , ,