José Francisco Alves

José Francisco Alves de Almeida (Sananduva-rs, 1964)

 

Doutor e Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte (ufrgs), Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural (ulbra) e Bacharel em Escultura (ufrgs).

Professor de Escultura do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre desde 2000, pesquisador e autor Independente. Tem ministrado mais de uma centena de cursos, palestras e conferências no Brasil, Europa e América do Sul, e publicado dezenas de artigos em periódicos científicos e de divulgação cultural, revistas e jornais, no Brasil, EUA, França, Espanha, Portugal, Argentina, Uruguai e Chile. Entre 2011 e 2013 foi o primeiro Curador-Chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

Tem realizado curadorias e organizado eventos de arte e cultura desde 1987. Publicou Stockinger – Vida e Obra (Multiarte, 2012, 308 p.),Fontes d’Art no Rio Grande do Sul (Artfolio, 2009, 216 p.) e A Escultura Pública de Porto Alegre – História, Contexto e Significado(Artfolio, 2004, 264 p.) Como curador-assistente da 5.ª Bienal do Mercosul foi o curador do Vetor de esculturas públicas permanentes, com obras de José Resende, Waltercio Caldas, Carmela Gross e Mauro Fuke. No mesmo evento, realizou a curadoria de cinco exposições de Amilcar de Castro, configurando-se na maior e mais completa mostra sobre esse artista já realizada.

Em razão dessas curadorias, publicou Amilcar de Castro – Uma Retrospectiva (2005) e Transformações do Espaço Público(2006), ambos pela Fundação Bienal do Mercosul.

• Membro do Comitê Internacional da On the waterfront, revista do Observatório de Arte Pública e Projeto Urbano (Universidade de Barcelona);

• Representante no Brasil da ASPM/Association pour la Sauvegarde et la Promotion du Patrimoine Métallurgique haute-marnais (Saint-Dizier, França);

• Membro do ICOM, ICOMOS e ABCA.

Foi o mais jovem presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Chico Lisboa (1991/92) e presidiu a FENAP/Federação Nacional das Entidades de Artistas Plásticos (1992/93). Dirigiu o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e o Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVI-RS, 1993/1994), foi Coordenador de Artes Plásticas da Secretária de Cultura de Porto Alegre (2002) e Diretor do Atelier Livre da Prefeitura de P. Alegre (2007).

 


» Livros publicados
» Livros à venda na Livraria Cultura